Teoria de Mudança: por que pensar só no agora?

Existem diversas metodologias para avaliação e desenvolvimento de negócios, e cada uma delas começa com uma pergunta, a exemplo do porquê usado no modelo de “Golden Circle”, ou círculo dourado. A Teoria de Mudança tem início em um questionamento primordial para indivíduos, empresas e mesmo para o planeta: quais futuros queremos e podemos criar?

A ferramenta é mais utilizada em projetos de impacto porque são eles que, muitas vezes, precisam entender os cenários possíveis e impossíveis antes de levantarem vôos. A Teoria de Mudança funciona porque parte do princípio de que é necessário compreender e articular as etapas e os resultados esperados antes de se implementar uma intervenção.

O modelo está dividido em 6 etapas iniciais:

  1. definição do problema,
  2. impacto que queremos gerar,
  3. quais os resultados indiretos,
  4. os produtos -ou resultados diretos – que vamos atingir,
  5. as atividades que vamos executar e
  6. os insumos que precisamos para colocar esse projeto de pé.
Adaptação do Sistema B, para modelo disponível em:

Depois das etapas que se debruçam sobre o conceito do negócio, o segundo momento é destinado a elaboração de indicadores que medirão cada avanço do caminho traçado até o resultado final.

Pode até parecer simples, mas a metodologia exige uma facilitação externa para que se cuide do processo como um todo e se concentre em passar por cada ponto dele em seu tempo.

Aqui na Ludus, podemos percorrer esse caminho com você, sua empresa ou ONG. Entre em contato!

ARTIGOS Relacionados

1714070677714
1714742343298
1713301871295

antes de ir em frente

É importante saber que não fazemos greenwashing e estaremos sempre atentas para nos conectarmos com projetos que não pretendam ‘surfar ondas’ e não se comprometer integralmente com a justiça social e climática. Se seu impacto é verdadeiro, mensurado e autêntico, você pode contar com uma parceira de comunicação que compartilha sua visão e estará sempre empenhada em fazer a diferença. Ou ainda, se você ainda não tem um plano de ação e impactos mensuráveis, mas tem a intenção genuína de tê-los, você também pode contar com a gente!